O escritório de arquitetura e urbanismo Leclercq Associés, em parceira com uma equipe formada pela Nicolas Laisné Architectes, a Clément Blanchet architecture, a Tekne ingénierie e a Base paysagiste, acaba de receber o primeiro prêmio no concurso internacional para o projeto do novo Centro Administrativo Regional da Sicilia em Palermo, Itália. Procurando responder às condicionantes climáticas específicas do sul do Mediterrâneo, a proposta concebida pela equipe franco-italiana foi impulsionada por uma reflexão urbana bastante abrangente, promovendo novos usos e incorporando uma série de estratégias sustentáveis.
Como o maior edifício público a ser construído na região central da cidade de Palermo ao longo dos últimos 50 anos, segundo o próprio governador da Sicília, o novo Centro Administrativo Regional disponibilizará uma área útil de praticamente 120 mil metros quadrados, acolhendo não apenas o centro administrativo, mas um auditório, uma livraria, cafés e restaurantes, espaços de co-working, salas comerciais, um spa, um complexo desportivo, uma igreja, escolas, uma biblioteca e espaços de estacionamento.
O novo Centro Administrativo Regional da Sicília é mais do que apenas um projeto de arquitetura, é um novo território urbano entre a cidade, o mar e a montanha, profundamente enraizado na cultura e na paisagem siciliana. Um marco moderno para uma das mais belas cidades históricas mediterrâneas; intenso como a vida que ocupa as praças e espaços públicos da cidade e tão vivo quanto seus habitantes. Este será um edifício que se estenderá para o espaço urbano, irradiando sua presença ao longo dos bairros de toda a cidade. -- François Leclercq.
Implantado em pleno coração da capital siciliana, o Centro Administrativo Regional compreenderá uma série de novos edifícios, os quais estarão organizados ao longo de um eixo central e três praças públicas, variações de um mesmo modelo inspirado nos espaços urbanos das cidades mediterrâneas. Em seus primeiros pavimentos os edifícios acolherão espaços comerciais e uma variedade de outros programas e serviços. Concebida a partir de técnicas construtivas locais e contemporâneas, como afirma Nicolas Laisné, a proposta se apropria de um sistema estrutural em aço e madeira, além e materiais locais como rochas vulcânicas tipicamente encontradas nesta região do país.
Ao invés de projetarmos edifícios isolados e autônomos, escolhemos propor um novo complexo urbano, ancorado no território e na paisagem siciliana. Seus volumes e conexões espontâneas oferecerão uma experiência espacial única, estimulando encontros informais, o convívio e as trocas entre os moradores e visitantes de Palermo. Um jardim suspenso será criado para oferecer uma vista única de toda a região metropolitana da capital e maior cidade da Sicília. -- Clément Blanchet.
Respondendo às condições climáticas locais, o movimento do sol e os ventos dominantes, o novo Centro Administrativo Regional da Sicilia será um complexo urbano naturalmente ventilado, capaz de criar um microclima agradável em uma das regiões mais quentes do país. Além disso, a incorporação de áreas verdes e jardins deverá auxiliar no combate aos efeitos das ilhas de calor no centro da cidade. Somado a isso, criamos um jardim suspenso no sexto pavimento, desde onde é possível observar o encontro do mar e das montanhas, a condição natural que define a paisagem siciliana por excelência. Por fim, “o Centro Administrativo Regional da Sicilia foi concebido como um espaço tranquilo e acessível além de contar com áreas de trabalho flexíveis e espaços de encontro para os funcionários e visitantes, grandes esplanadas, programas e serviços públicos para todos os cidadãos”.
Centro Administrativo Regional da Sicilia
- Localização: Palermo, Itália
- Programa: Centro administrativo, auditório, livraria, café e restaurante, co-working, comércio, spa, esporte, igreja, escola, biblioteca, estacionamento
- Área: 120 000 m² + 60 000 m² estacionamento
- Equipe de projeto: Leclercq Associés, arquitetura e urbanismo > Nicolas Laisné Arquitetos > Clément Blanchet Architecture > Base, paisagismo > Manifesto, Programa Artistico > Técnica, Engenharia